Braquiterapia da Próstata com Iodo-125

INTRODUÇÃO

A Radioterapia Botafogo está capacitada a executar a mais recente técnica de tratamento para o câncer inicial da próstata, conhecida como BRAQUITERAPIA com "Sementes" de Iodo-125. O termo "sementes" foi aplicado devido ao tamanho e formato dessas fontes radioativas, medindo 5 mm de comprimento e 0,5 mm de espessura, assemelhando-se a grãos de arroz.
Recentemente desenvolvido em Seattle, Washington, este método vem apresentando aceitação internacional crescente, graças ao elevado índice de controle local da doença, com preservação da continência urinária e da potência sexual, na grande maioria dos casos.

MÉTODO

O procedimento consiste na colocação de várias sementes de I-125 dentro da próstata , utilizando-se agulhas especiais introduzidas através do períneo, sob anestesia peri-dural, orientadas pela visão direta do ultra-som trans-retal.

A braquiterapia da próstata pode ser executada de forma isolada ou associada à radioterapia externa convencional.
A seleção de candidatos à braquiterapia isolada deve ser rigorosa, restringindo-se sua indicação aos casos cujo estagiamento, realizado através de exames clínicos, radiológicos e laboratoriais, demonstram doença ainda em fase inicial, localizada dentro da cápsula prostática ( Estágio T1B - T1C, T2A -T2B -T2C, NO, MO).
Se, no entanto, forem identificados focos de invasão neoplásica nos tecidos peri-prostáticos, nas vesículas seminais ou nos gânglios pélvicos regionais, deve-se usar a combinação de braquiterapia com a radioterapia externa convencional, para que sejam completamente destruídos, melhorando os resultados de controle bioquímico da doença.
A técnica utilizada na Radioterapia Botafogo é idêntica à empregada no Northwest Hospital em Seattle. Faz-se primeiramente um estudo da próstata através do ultra-som trans-retal, fotografando suas imagens em planos axiais, onde serão identificados os contornos da glândula, a exata posição da uretra e a possível interferência dos ossos pélvicos no momento do procedimento. Essas imagens posteriormente são transferidas para o computador que, alimentado com software especialmente desenvolvido para esta técnica, vai definir para cada caso específico, o número ideal de sementes e a perfeita posição das fontes radioativas dentro do órgão. O planejamento prévio do posicionamento de cada semente de Iodo-125 é fundamental para que se obtenha dose elevada de radiação, distribuída de forma homogênea dentro do volume de tratamento, destruindo todas as células cancerosas presentes.

VANTAGENS DA BRAQUITERAPIA

A braquiterapia da próstata com Iodo-125, está se difundindo rapidamente não só pelo alto índice de controle local da doença como também por apresentar efeitos colaterais de baixa intensidade, quando comparados aos da prostectomia radical e da radioterapia externa. O computador fornece também o mapa de distribuição ideal das sementes, que colocadas nas posições previamente definidas, com o auxílio da visão do ultra-som trans-retal, concentra-rá a dose máxima de radiação dentro da cápsula prostática.
Uma das principais vantagens deste método é a brusca queda nos níveis de dose em órgãos e tecidos peri-prostáticos, evitando a irradiação desnecessária da bexiga e do reto adjacentes, obtendo-se assim efeitos colaterais temporários de baixa intensidade, facilmente controlados com medicação paliativa específica. A morbidade é, portanto, muito inferior a dos métodos tradicionais de tratamento cirúrgico e radioterápico.
Outra vantagem da braquiterapia com Iodo-125 é o curto tempo de internação, sendo necessário apenas 24 horas para se permitir a alta hospitalar, sem qualquer risco de complicações. Convém ressaltar que o restabelecimento do paciente após o implante é também muito rápido, podendo reassumir suas atividades sociais e profissionais quatro a cinco dias após, devendo evitar apenas esforços físicos de grande intensidade nas duas semanas subsequentes.

RESULTADOS

Embora seja uma técnica que ainda necessite de acompanhamento clínico mais prolongado, os resultados de controle bioquímico da doença são semelhantes aos obtidos com a prostectomia radical e até pouco melhores do que os da radioterapia externa convencional.
O centro de maior experiência internacional é o Northwest Pacific Hospital em Seattle que publicou resultados após 7 anos de acompanhamento, mostrando controle local em 97% dos casos tratados pela braquiterapia exclusiva e de 87% nos casos mais avançados, que receberam tratamento combinado com a radioterapia externa.
Os índices de complicações que requisitaram intervenções cirúrgicas de pequeno porte, como dilatação uretral e cistoscopias, foi de 8%. Procedimentos cirúrgicos mais agressivos, como derivação urinária e colostomia, só foram necessários em 0,6% dos casos.
A taxa de incontinência urinária registrada foi insignificante, variando de 0,2% a 2% e o da proctite foi de 6%.
A impotência também apresentou incidência muito baixa, variando de acordo com a idade e o desempenho sexual antes do implante. Pacientes jovens, com boa performance, apresentam preservação da potência em 80% dos caso, embora seja um dado de difícil avaliação, por ser extremamente subjetivo.

CONCLUSÕES

A taxa de controle bioquímico do câncer inicial da próstata obtida com a braquiterapia isolada é de 83%, após sete anos, comparável portanto com a da prostectomia radical, nos carcinomas de baixo grau de malignidade.
Nos pacientes que recebem tratamento combinado de braquiterapia com a radioterapia externa, o índice de controle bioquímico, após sete anos, é de 73%, sendo portanto pouco melhor do que se tratados pela radioterapia externa isolada. A maior eficácia do método combinado se explica pela maior quantidade de radiação possível de ser introduzida dentro da glândula prostática, pelo implante de sementes radioativas.
Os resultados da braquiterapia obtidos após 10 e 15 anos ainda não estão disponíveis, sendo ansiosamente aguardados para que esta tecnica seja reconhecida como método ideal de tratamento do câncer inicial da próstata.
Maiores informações podem ser obtidas através de contato direto com a equipe médica da Radioterapia Botafogo através de telefone, fax ou E-Mail.